Pular para o conteúdo principal

Erro inesperado ao abrir emissor de nf-e após atualização do Java 8.91


Alguns usuários estão relatando um erro no emissor gratuito de nf-e na abertura do sistema. Ao abrir o programa exibe a mensagem de erro: "Ocorreu um erro inesperado".

O problema


Este problema está ocorrendo após a atualização da nova versão do Java 8.91.
Pelo que levantamos junto aos clientes, chegamos a conclusão de que a nova versão do Java é incompatível com o emissor de nf-e do governo.

O erro é grave, impedindo o programa de abrir. Milhares de empresas que usam o programa em todo Brasil podem ficar impedidas de emitir suas notas devido esta falha.     

Nosso serviço de suporte conseguiu solucionar este problema em vários clientes e vamos publicar aqui a solução para todos que desejarem fazer a correção. 

Caso você não queira ou não saiba como fazer os procedimentos, entre em contato com nosso suporte através do e-mail: suportenfe10@gmail.com. Atendemos a empresas de todo Brasil através do TeamViewer. 

ATENÇÃO: É importante alertar que os procedimentos abaixo descritos envolvem alterações nas configurações do Java no computador e podem afetar o funcionamento do sistema e outros programas instalados.

A solução

A solução consiste em remover a versão do Java que causa o problema e instalar uma versão anterior, aonde o sistema já funcionava sem defeitos. 
Para isso siga os passos abaixo:


1. Acesse o painel de controle do windows.


2. Selecione a opção: Programas e Recursos. 



3. Procure na lista por "Java 8 Update 91". Vamos remover esta versão do Java que causa o erro. Clique para selecioná-lo e escolha a opção "Remover". 




















Logo em seguida, será exibida uma janela de confirmação. Clique no botão "Sim" para confirmar a desinstalação do Java. Aguarde o final da desinstalação.


4. Faça o download de uma versão anterior do Java. 

Aqui no suporte estamos usando a versão 8.66 sem problemas, mas você pode optar por outra, caso tenha certeza que ela já funcionou com o emissor de nf-e sem problemas. 

Link para baixar o Java recomendado:


5. Instalando o Java 8 Update 66 no computador.

Ao final do download o arquivo será baixado para o computador e deverá ser executado para que o java seja instalado. Basta clicar em instalar e avançar. 


Se tudo correr bem, o Java exibirá esta mensagem ao final informando que a instalação ocorreu normalmente.

Ao final do processo o Java 8.66 estará instalado e o emissor gratuito de nf-e deverá funcionar normalmente. Lembre-se de não atualizar o java enquanto a Sefaz não fizer a correção desta falha, o que pode demorar algum tempo. 

Alguns sites de bancos exigem o uso da versão mais atual do Java. Isso pode causar um certo problema, caso use no mesmo PC bancos e emissor de nf-e.

Espero ter ajudado!


Contato para solicitar suporte: suportenfe10@gmail.com

Por Aloisio Pires
Equipe de Suporte








  

Postagens mais visitadas deste blog

Rejeição: 732 CFOP de operação interestadual e idDest<>2

Este erro poderá acontecer com os usuários após atualização para nova versão 3.10 do emissor gratuito de NF-e. 

Na nova versão foi criado um novo campo para tornar mais claro se o destino da operação seria dentro, fora do estado ou no exterior. 

Java 7 Update 25 causa problemas no Emissor Gratuito de NFe.

Muitos usuários estão tendo problemas no Emissor Gratuito de NFe após atualização do Java 7 Update 25. Aparentemente existe uma incompatibilidade da nova versão do Java com certificados tipo A3. Os usuários relatam erros no momento da assinatura da nota com a mensagem: "Erro inesperado".