11 Dicas Importantes Para Instalar o Emissor Gratuito de Nfe Sem Erros.

     Muitos usuários me escrevem ou comentam no blog que estão tendo problemas relacionados a instalação do programa emissor gratuito de NF-e. 
     
     Baseado nas perguntas e erros mais comuns dos usuários, eu criei um roteiro básico de como realizar os procedimentos de instalação do sistema. Dicas de instalação do Java e do certificado digital também são abordados neste post.


  1. Antes de instalar remova qualquer outra versão do Java que já esteja instalada.
  2. Baixe sempre do site oficial do Java: http://www.java.com.
  3. Instale sempre a versão mais atual do Java.
  4. Instale sempre a versão de 32 bits do Java mesmo que seu equipamento seja 64 bits. Para saber se o seu equipamento é 32 ou 64 bits vá em: Iniciar >> Painel de Controle. No canto superior direito, escolha a opção: Exibir Por: Ícones Grandes. Depois clique no ítem Sistema e observe o que é mostrado em “Tipo de Sistema”.
    Painel de Controle do Windows 7 exibindo tipo de sistema.
  5. Para baixar e instalar o Java use os navegadores Google Chrome ou Mozilla Firefox na versão 32 bits, não use Internet Explorer.
  6. Após instalar o Java feche o navegador e abra novamente para que ele reconheça o plugin do Java.
  7. Baixe o Emissor Gratuito NF-e do site oficial: http://www.emissornfe.fazenda.sp.gov.br/download_v2.html
  8. Caso o programa apresente o erro: “Aplicação Bloqueada por Definições de Segurança” seguir as instruções contidas neste vídeo: http://suporteemissornfe.blogspot.com.br/2014/01/aplicacao-bloqueada-por-definicoes-de.html
  9. Instale sempre o certificado baixando os arquivos do site oficial do fornecedor: Certisign: http://www.certisign.com.br/atendimento-suporte/downloads/aic, Serasa Experian: http://serasa.certificadodigital.com.br/ajuda/instalacao/
  10. Após instalar o certificado faça um teste em um serviço que requeira autenticação digital, o e-Cac da Receita Federal, por exemplo: https://cav.receita.fazenda.gov.br/eCAC/publico/login.aspx
    Se seu certificado acessar a área restrita do e-cac é sinal de que ele está corretamente instalado e configurado, caso contrário, algo está errado e você deve tentar corrigir este problema antes de continuar. Os grandes fornecedores de certificados possuem centrais com técnicos disponíveis para resolver os problemas de instalação e configuração dos certificados.
  11. Ao configurar o certificado no programa emissor gratuito de NF-e, use preferencialmente a opção “Utilizar Repositório de Certificados do Windows” esta opção é menos problemática.
    Configuração de certificados no Emissor Gratuito de NFe.
     

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem