Será que a Sefaz está fora do ar?


Olá pessoal!

Venho hoje trazer mais uma dica importante.

Todos nós que emitimos notas fiscais eletrônicas as vezes nos deparamos com erros ao tentar autorizar uma nota na Sefaz.

Muitas vezes a validação ocorre normalmente, ou seja, a nota está sem erros de preenchimento mas mesmo assim algum problema impede a comunicação entre o software emissor e o servidor da Sefaz.

Abaixo alguns procedimentos simples para ajudar a descobrir onde está o problema:

Passo 1 -> Verificando se o computador onde o emissor está instalado tem acesso a internet: Para saber se o problema está no seu computador ou na sua rede interna faça um teste simples: tente abrir qualquer site no seu navegador predileto, se abrir normal é porque o seu computador está acessando a internet normalmente, então provavelmente o problema é outro.

Passo 2 -> Verificando a validade do certificado digital: Os certificados podem ter a validade de 1 a 3 anos. Os certifcados tipo A1 valem 1 ano, já os tipo A3 tem validade de 3 anos. Quando o certificado estiver próximo de expirar você não receberá nenhum aviso, simplesmente quando chegar o dia ele deixa de funcionar! Normalmente o certificado será instalado no computador e ficará disponível. No Windows clique em Iniciar -> Configurações -> Painel de Controle -> Opções da Internet, estando nesta tela clique em Conteúdo e depois no botão Certificados. Nesta tela que aparece você pode ver a lista de certificados instalados e a data de validade de cada um deles:
    Lista de Certificados instalados no Windows.

Passo 3 -> Verificando se os servidores da NF-e estão fora do ar ou com problemas: Os servidores da NF-e são muito estáveis e seguros mas mesmo assim podem passar por problemas. Além do mais o problema pode não estar nos servidores em si, mas no link de internet que faz a comunicação deles com o resto da internet. Para saber como estão os servidores da NF-e acesse: http://robonfe.sefaz.rs.gov.br/ . O site que abre mostra como estão os serviços de autorização por estado(cada estado tem o seu) e ao lado o tempo médio em segundos que cada nota leva para ser autorizada.
Site do Robô NF-e
 Estes são os problemas mais comuns encontrados no dia-a-dia das empresas que emitem NF-e. As dicas aqui postadas são fruto da experiência ao longo de alguns anos no desenvolvimento e suporte a sistemas de emissão de NF-e.

1 Comentários

  1. Está ocorrendo problema em enviar a NF-e:

    O tempo limite da operação foi atingido - URL:https://nfe.sefazvirtual.rs.gov.br/ws/Nferecepcao/NFeRecepcao2.asmx - SOAPAction:http://www.portalfiscal.inf.br/nfe/wsdl/NfeRecepcao2/nfeRecepcaoLote2.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem